As crianças aprendem através de exemplos, é uma frase bem divulgada, e esse frase, é sempre repetida.
Aqui em casa eu e o Vinicius, meu querido esposo, concordamos e revivemos essa frase, no nosso cotidiano. É difícil?! Sim, muito, mas estamos sempre tentando, e errando ás vezes, claro somos humanos, mas no geral temos acertado.
Por exemplo, namorar ou discutir, aquelas famosas DR sabe?! Só depois que as crianças estiverem dormindo e sempre no nosso quarto, não falar palavrão nem gírias. Costumo brincar que temos duas esponjas em casa, que sugam e aprendem tudo, bom ou ruim.
E um cuidado que temos em especial é com a ALIMENTAÇÃO dos nossos pequenos, refrigerante de jeito nenhum, e eu já tenho um discurso pronto em relação a isso (mas fica pra depois rsrs), salgadinhos também não, ou muito muito raramente, doces só a Alice é desesperada, então acaba que balanceamos e negociamos as porções. Frutas e sucos são sempre bem vindos por eles.
E ai vem sempre alguém,com a velha discussão que estamos judiando e que somos chatos, e essas crianças não vivem, e blá blá blá....pelo contrário elas vão viver mais e melhor, terão ossos e dentes mais saudáveis, serão menos pré-dispostos à obesidade infantil e todas as doenças que ocorrem juntas.
A fórmula não é colocar as crianças em uma redoma e proibir tudo, é não criar o MAL HÁBITO ALIMENTAR , e isso sim é culpa dos pais, as crianças não conhecem, os pais apresentam esse tipo de alimento.
Vai chegar sim um período em que não vou conseguir controlar mais, que os colegas vão comer, e que na cantina da escola vai ter, mas ai a minha segurança, é que eles não terão o HÁBITO, e então não vai fazer falta, e eu sei disso porque o meu Arthur tem 5 anos e mesmo sem os pais, quado lhe oferecem refrigerante nas festinhas ele não aceita e avisa que gosta de suco.
Bato nessa tecla sempre, tenho exemplos sólidos de crianças maiores que os meus.FUNCIONA!
Pais não podem desistir nunca, e hoje tive um êxtase dos meus esforços, as crianças comem legumes cozidos, mas ainda são resistentes á saladas cruas em geral, então hoje durante o almoço (estou de férias então temos almoçado juntos) ao ver o prato de salada do papai e da mamãe, os dois ( pasmem), os dois, pediram alface, e se deliciaram com vários pedacinhos. adoraram a novidade, e uma das melhores coisas de se ouvir foi dito pelo Arthur: Olha estou comendo salada igual o papai e a mamãe.
O exemplo funciona, pode demorar mas funciona, cabe a nós não cansar e muito menos desistir dessa luta diária de educar os filhos.
Por meus pequeninos sempre!!!